Sobre Sapatos e Canetas

Dentre todas as diferenças materiais, estruturais e utilitárias que existem entre sapatos e canetas, encontro uma semelhança: ambos são objetos que nós perdemos constantemente. A diferença é que os sapatos nós perdemos por necessidade - já que nossos pés crescem - mas as canetas nós perdemos por descuido. 

Devemos dar graças a Deus por coisas em nossas vidas que são como sapatos, com o tempo não nos servem mais. Em 1ª aos Coríntios 13, a mais bela narrativa de Paulo sobre o amor, ele diz no versículo 11: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” Crescer é necessário, amadurecer é importante, deixar velhos hábitos é indispensável.

 Mas, infelizmente, existem coisas em nossas vidas que são como canetas, que vão embora sem darmos conta. Perdemos amigos por descuido, muitas vezes até valores – pegamo-nos dizendo coisas que pensamos que nunca diríamos.

Assim como canetas que se vão (parece que criam asas), perdemos muitas vezes a sinceridade nos relacionamentos, mesmo sabendo que nosso agir com o próximo reflete em nossa comunhão com Deus. Perdemos também o dom da entrega, da total doação a Deus. Esquecemos-nos que “mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” (Atos 20:35)

Por vezes, perdemos algo que um dia Davi perdeu: a alegria da salvação - não a salvação em si, mas o gozo de sermos salvos do mundo, a felicidade de pertencermos ao Deus que nos resgatou das trevas para sua maravilhosa luz. Louvo a Deus porque mesmo tendo perdido algo, Davi teve a coragem de confessar a Deus e pedir ajuda: “Restitui-me a alegria da tua salvação.” (Salmo 51:12a)

Você já perdeu alguma caneta? Sim, com certeza. A minha oração é que como Davi, nós tenhamos a coragem de reconhecer o que perdemos e clamar (mesmo que com lágrimas) por ajuda de Deus para encontrar o que perdemos ou, quem sabe, um encontro com Ele e conosco mesmo.

Por Raphael Abdalla
Presidente do Ministério Diaconal

Deixe seus comentários

0
  • Nenhum comentário foi encontrado

Cadastrar email

Digite o seu nome e email abaixo para receber nossos informativos.